quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

AGRICULTURA BIODINÂMICA NO SANTUÁRIO

O QUE É AGRICULTURA BIODINÂMICA
por: Ricardo Inez Filho (Vrindavan Dham Das)
         Agricultor Biodinâmico e Permacultor

A Agricultura Biodinâmica é um método de agricultura que trabalha em harmonia com as energias cósmicas que criam e sustentam a vida, buscando a correta relação entre o homem e a terra. Ela é a expressão mais avançada de um modelo de desenvolvimento ambiental e sustentável, inclusive supera a agricultura orgânica, também chamada de biológica ou ecológica, especialmente pela grande auto-suficiência e independência da agricultura tecnológica ou química. A agricultura biodinâmica baseia-se na “Antroposofia”, filosofia holística desenvolvida pelo austríaco Rudolf Steiner na qual considera a influência do cosmos no homem, nas plantas e animais. Segundo Steiner, o homem deve integrar-se com entrega total e amor aos diferentes labores com a terra, porque isso influi muito na qualidade dos alimentos, tanto para a saúde quanto para a felicidade de quem consome estes alimentos. Quem pratica a agricultura biodinâmica se inspira em diversas técnicas ancestrais, usando principalmente o composto orgânico para fertilizar a terra.  Na agricultura biodinâmica, se preparam fertilizantes com substâncias naturais que são mais nutritivas para as plantas e favorecem tanto a absorção das raízes como a fotossíntese. A agricultura biodinâmica proposta por Rudolf Steiner é uma solução realista para o campo em todo o mundo e consiste em gerar fertilidade para a terra a partir das próprias forças da natureza, com conhecimento e sabedoria se desenvolve um agro-ecossistema menos dependentes de fatores externos como por exemplo: agrotóxicos e fertilizantes sintéticos. Na agricultura biodinâmica, o agricultor segue um CALENDÁRIO LUNAR BIODINÂMICO criado pela alemã Maria Thun, que especifica, (segundo o movimento da lua através das constelações do zodíaco), os dias mais favoráveis para semear, plantar, transplantar e colher os diferentes tipos de vegetais. Estes vegetais, na agricultura biodinâmica são classificados como:

RAIZ: plantas das quais se aproveita especialmente a raiz. Exemplos: mandioca, batata, inhame, gengibre, cenoura, beterraba, cebola e etc;

CAULE/FOLHA: planta das quais se aproveita especialmente o caule e/ou as folhas. Exemplos: alface, rúcula, couve, almeirão, salsinha, coentro, espinafre, cebolinha, e etc;

FLORES: plantas das quais se aproveita especialmente as flores. Exemplos: couve-flor, brócolis, girassol e flores em geral para ornamento e infusões;

FRUTOS: plantas das quais se aproveita especialmente os frutos. Exemplos: maracujá, morango, chuchú, abóbora, pepino, laranja, limão e frutos em geral.

Segundo o calendário lunar biodinâmico, existe um dia propício para cada tipo de vegetal, seja raiz, folha, flores ou fruto, que favorece uma melhor qualidade e produção dos alimentos.



Fonte: biovinho.blogspot.com


COMO SURGIU A HORTA BIODINÂMICA NO SANTUÁRIO

Horta Biodinâmica Comunitária do Santuário de
Harmonização Planetária
Com o intuito de consumir alimentos mais saudáveis e orgânicos, além de promover uma economia solidária, comunitária e sustentável, implantamos no ano de 2014 aqui, no SANTUÁRIO DE HARMONIZAÇÃO PLANETÁRIA, a HORTA BIODINÂMICA COMUNITÁRIA. A Agricultura Biodinâmica no Santuário de Harmonização Planetária foi desenvolvida á partir de técnicas caboclas e ancestrais, técnicas caseiras modernas somadas á experiência internacional adquirida no Chile e Peru, em fazendas orgânicas e biodinâmicas. A Horta Biodinâmica Comunitária é um projeto desenvolvido de forma independente e segue rigorosamente tanto o CALENDÁRIO LUNAR BIODINÂMICO formulado pela Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, quanto aos padrões de uma fazenda auto-sustentável formulados pelo permacultor Bill Mollison. A Horta Biodinâmica Comunitária é de uso coletivo da comunidade do SANTUÁRIO DE HARMONIZAÇÃO PLANETÁRIA, sendo seus excedentes distribuídos entre a comunidade local. Outra motivação para a construção da Horta Biodinâmica Comunitária foi, a preocupação com a Responsabilidade Nutricional da comunidade. Sabemos que hoje, a proliferação do cultivo transgênico no Brasil vem em uma crescente, o que constitui uma grande ameaça á variedade das sementes crioulas e um verdadeiro ato de irresponsabilidade ambiental perante a biodiversidade do nosso planeta. Na horta biodinâmica do Santuário utilizamos somente sementes livres e/ou crioulas e, também trabalhamos com mudas orgânicas de ótima procedência. Também usamos defensivos naturais e fertilizantes verdes como por exemplo o chorume verde da compostagem.

Equipe do Santuário no III Encontro Internacional de
Sementes Livres em 2014.
Depois de alguns meses de experimentação, a horta biodinâmica comunitária passou por diversos processos de recuperação de solo, constituição de solo fértil, adaptação de culturas e etc. Hoje, a Horta Biodinâmica possui um bioma orgânico consolidado, propício para muitas variedades de culturas. A constituição da Horta Biodinâmica é um enorme desafio laboral devido á intensa influência micro-biótica e macro-biótica derivada da Mata Atlântica nativa que cerca o Santuário. Todavia não utilizamos nenhum tipo de agrotóxico ou pesticida tóxico, muito menos fertilizantes sintéticos e prejudiciais tanto á composição final dos alimentos, quanto ao manejo e proteção do solo. A Horta Biodinâmica possui ainda um Minhocário, onde é depositado todo material orgânico usado na comunidade (restos vegetais de frutas, cascas, folhas, sumos que não foram fermentados nem levados ao fogo), para que as minhocas transformem estes restos vegetais em húmus, que será levado de volta para horta biodinâmica fertilizando assim o solo. Existe ainda, em desenvolvimento, um projeto futuro do SANTUÁRIO que consiste em criar um Banco de Sementes Livres que garanta á gerações futuras, o cultivo de uma variedade de alimentos livres de transgenia. Abaixo temos algumas variedade de cultivos e técnicas desenvolvidas e aplicadas na HORTA BIODINÃMICA COMUNITÁRIA:


Verdura Biodinâmica

Chuchú fertilizado com
Bio-chorume

Legumes Biodinâmicos

Cultivo Natural segundo
Masanabu Fukuoka
Aclimatação de Espécies

Horta Vertical Reciclada de
Morangos Biodinâmicos

Culturas Nativas

Fertilização com Cinzas
Dinamizadas


Associação de Culturas

Espinafre tratado com
Defensivos Naturais

Tomate Biodinâmico

Beterraba fertilizada com
Adubação Verde